Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Slumdog Millionaire

A data prevista para a estreia em Portugal é 19 de Fevereiro, mas cortesia da award season, já vi "Slumdog Millionaire" de Danny Boyle. Baseado no livro de contos "Q & A" de Vikas Swarup, o filme é um conto de fadas, uma história de amor, uma saga familiar, uma declaração política, bom... é um filme, antes de mais.

Eu nunca fui à India. Ler Salman Rushdie, Anita Desai, Kiran Desai, Arundhati Roy, Jhumpa Lahiri deu-me apenas um conhecimento infinitesimal do que é o sub-continente, a sua cultura e aquilo que, no filme é mais forte, o inundar dos sentidos.

Diz o autor do argumento, Simon Beaufoy, que a experiência da Índia o libertou para uma escrita operática, uma sensação do excesso, na minha opinião, perfeitamente adaptada ao estilo do realizador.

O cruzamento com uma referência pop global, como é o "Quem Quer Ser Mlionário?", a utilização da própria mecânica do concurso para fazer avançar a acção, a gestão dos tempos, dos afectos, das relações faz deste um filme quase perfeito.

Claro que não há filmes perfeitos e será fácil encontrar motivos para não gostar, para comparar, para encolher os ombros, para quase tudo, na verdade, mas fica aqui, como primeiro conselho cinematográfico do ano.

A banda sonora é também altamente aconselhável, com a participação de M.I.A. e número de dança à Bollywood a acabar e tudo.