Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Ira Glass - Sobre as histórias.

Ira Glass é o autor de um programa de rádio e televisão pública de nome "This American Life" que circula num território que acho particularmente interessante, pegando em factos e pessoas reais, experiências humanas, assuntos na agenda noticiosa e os apresenta como narrativas, constrói-os como histórias. É um bocadinho como a "História Devida" se calhar.

A GEL (Good Experience Live) é uma conferência e comunidade explorando sem grandes fronteiras o conceito de "boa experiência" em todas as áreas: negócio, arte, sociedade, tecnologia, vida.

Ira Glass esteve na GEL 2007 e apresentou a conferência que está aqui ao lado em vídeo, tendo como tema geral aquilo que é, para si, "contar uma história". O vídeo dura trinta e dois minutos, mas para quem alguma vez leu, ouviu ou quis contar uma história (mais ou menos toda a gente), vale a pena ver até ao fim.

Ira usa o seu iPod para dar exemplos e ter banda sonora e só por isso já vale a pena observá-lo. Sempre gostei de bandas sonoras. Demonstra também, como em determinado momento uma história nos consegue agarrar, querer saber onde tudo aquilo vai parar, não desligar o rádio.

Na parte final da conferência, usa um dos exemplos máximos desta arte, "As Mil e Uma Noites", para dizer coisas que me deixam a pensar como "uma pessoa pode salvar a sua vida mil vezes, usando o suspense" ou "a narrativa em si é uma entrada para um lugar muito fundo dentro de nós, que nada tem a ver com a razão".

Como ele diz, vivemos num mundo em que tudo é narrativa, do anúncio de trinta segundos às notícias, livros, filmes, websites... mas ele di-lo muito melhor que eu, vejam.

1 comentário

Comentar post