Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

A Cidade Óbvia.

Há coisa de pouco mais de um ano, o Benjamin Junior desafiou-me a escrever sobre cidades para o Obvious. Embarquei na empresa animado pela companhia e surgiu um delicioso conjunto de textos sobre cidades reais e imaginárias, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Hammershøi, Fava e, no meu caso, a óbvia Lisboa.

Falhei, contudo. De todos, fui o que deixou o projecto a meio, não passando do quinto texto no meu projecto de mostrar a minha cidade a um famoso e fictício marinheiro de nome Corto Maltese. Abandonei a escrita em silêncio e remeti-me à minha toca sem dar explicações. Hoje, contudo, posso explicar sem pudor o que se passou.

A verdade é que, também por essa altura, já passeava pela minha imaginação com pernas para andar, um livro entre Lisboa e Barcelona, sobre um escritor e uma cantora, ópera e arrependimento. Quase sem querer, o que andava a escrever para o Obvious viu-se aos poucos devorado por este projecto e partes do que escrevi na altura acabaram por encontrar o seu lugar nessa outra história.

Quem talvez tenha achado que a história daquele encontro entre desconhecidos na noite de Lisboa ficou por acabar, pode encontrar algum consolo em "Regresso a Barcelona" (capa ao lado) onde, ainda por cima, não me fiquei por Lisboa e acabei, precisamente, em Barcelona.

O princípio do livro está aqui em pré-publicação e deverá aparecer nas livrarias portuguesas por estes dias.