Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

A sociedade do conhecimento?

Enquanto em Portugal se distribuem Magalhães sem o cuidado de verificar sequer o que vai lá dentro, um pouco por todo o planeta multiplicam-se as iniciativas de disponibilização de conteúdo artístico e cultural, democratizando o seu acesso.

A explosão de uma Internet 2.0 representou, em numerosas instâncias do conhecimento e da cultura, uma espécie de ataque ao establishment. O exemplo mais popular é talvez o da Wikipedia, repositório democratizado, editável e gratuito de conhecimento que se tornou um dos mais populares da Web.

Do mundo das universidades, museus, instituições culturais, repositórios da cultura e do conhecimento alicerçados numa hierarquia de poder auto-justificada e auto-perpetuada, pouco veio como contribuição sistemática para participar activamente na revolução em curso.

Isto parece estar a mudar. Dia 21 de Abril chega a World Digital Library, mas antes disso, chegou já o iTunes U, de que também já falei aqui. Recentemente descobri também, no domínio do conhecimento, o Academic Earth e no das artes, o ArtBabble, ambos capazes de me fazer perder umas horas a ouvir, a ver, a descobrir. Depois há o Scribd claro, plataforma aberta, onde também eu, recentemente, publiquei alguma teoria.

É caso para dizer, só não aprende quem não quer.