Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Vontade de ler.

Em tempos que creio tão distantes que a memória não os consegue precisar, acontecia-me faltar a vontade de ler. Um dia vou a um psicólogo ou medium tentar descobrir em que altura e por que motivo isso acontecia, mas sofro agora do mal contrário e tenho mais vontade de ler do que tempo disponível, até porque há mais o que fazer.

Compro e empilho livros pela ordem que creio me vá apetecer lê-los, mas acabam sempre por me aparecer outros na curva que perturbam qualquer planeamento. Acabo sempre por escolher num impulso e esperar o vício consequente.

Compreendo que as frases de sentimentalismo duvidoso ajudem a vender livros e que as editoras continuem a insistir em pô-las na capa e talvez por isso não consiga ser tão ácido sobre o assunto como o Alexandre Soares Silva. Por mim, escolho livros pela capa, pelo autor, pelo tema, por amigos os lerem, por um motor de recomendações online me chamar a atenção para ele, por haver um filme adaptado do mesmo, pela textura e cheiro do papel e outras coisas de que agora não me lembro.

Neste momento enfrento as mais de mil páginas da "Border Trilogy" num volume só. Talvez a seguir atravesse realmente a fronteira e me atire a um ou dois dos Bolaños mais pesados, mas o mais provável é ter os braços doridos e pegar num John Berger maneirinho que me espera.