Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Pan and Scan.

Faz parte de cada filme o formato da película em que foi filmado. A história dos formatos é longa, a partir dos anos 50, como resposta à crescente popularidade da televisão. Recentemente, a passagem à alta definição na própria TV apostou também num alargamento do formato, para a proporção 16/9 e a Philips tem até um televisor 21/9 agora. Tudo para tornar cada vez mais fiel a experiência do chamado "cinema em casa".

É claro que a maior parte das pessoas ainda tem em casa televisores no tradicional formato 4/3 e os canais generalistas (excepção seja feita à RTP 2) optam por passar os filmes na versão "full screen" que trunca a imagem original, na maior parte dos casos. Este vídeo abaixo, explica perfeitamente.

É claro que os canais TV Cine já passam tudo em 16/9 e esse novo frenesim pode conduzir a outros disparates. Recentemente descobri que a edição portuguesa do "Elephant" do Gus Van Sant tinha reformatado o filme, originalmente filmado em 4/3, para uns mais modernos 16/9, que revi agora na edição inglesa em blu-ray.

Confusos? No meio disto tudo o que interessa é procurar a versão original do filme, o formato real em que foi filmado e tentar, assim, ver o que o realizador quis que nós víssemos.

1 comentário

Comentar post