Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Il y a longtemps que je t'aime.

É significativo do estado da distribuição cinematográfica em Portugal que a primeira obra do escritor Philippe Claudel, "Il y a longtemps que je t'aime", ainda não tenha estreado por cá.

É que o filme nem sequer é uma coisa muito esotérica, ganhou BAFTAs, Césars, prémios no Festival de Berlim e tem como actriz principal a excelente Kristin Scott Thomas, que não é propriamente uma desconhecida dos nossos ecrãs. Por Inglaterra, por exemplo, já está em Blu-Ray e foi assim que eu o consegui ver, numa belíssima transcrição.

O filme é um ensaio sobre a família, usando como motivo o reencontro de duas irmãs, separadas durante quinze anos. Os contornos da separação, o motivo último porque ela ocorreu e o processo de reaproximação desenvolvem-se com a devida contenção e simplicidade, grandes prestações dos actores envolvidos, numa Nancy que dá vontade de visitar, quanto mais não seja para ver este quadro. A banda sonora vale igualmente a pena e para coroar, o filme está cheio de livros e da sua paixão.

Se arranjarem maneira de o ver... não hesitem. Fica o trailer.