Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Tibor Hajas - Öndivatbemutató / Self Fashion Show (1976)

Recentemente tive a oportunidade de visitar a exposição "Les Promesses du Passé" no Centre Pompidou em Paris. Tem como tema a arte na Europa de Leste nos anos antes da queda do comunismo. Entre todas as obras presentes, uma captou com maior veemência a minha atenção. Trata-se do filme "Öndivatbemutató / Self Fashion Show" do artista húngaro Tibor Hajas.

Trata-se de uma curta metragem experimental em 35mm produzida no Balázs Béla Filmstúdió em 1976 num tom de documentário encenado. Numa praça agitada, é pedido a transeuntes para olhar para a câmara durante um minuto, numa pose de sua escolha, apresentando-se como "modelos dos seus próprios destinos". A vulnerabilidade e maleabilidade dos sujeitos desta experiência tornam-se aparentes e são realçadas pela banda sonora posteriormente acrescentada. Diz Hajas que estes protagonistas são como "uma colecção de insectos, um manual de antropologia".

Não consegui encontrar uma versão traduzida do filme. Podem vê-lo abaixo no original húngaro, mas deixo também algumas imagens legendadas para que possam ter alguma noção das instruções dadas aos protagonistas.