Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Os Ciganos

Faz-me uma urticária sem limites a facilidade com que a Europa se esquece da sua História. Hoje pus-me mesmo a pensar que se a desagregação da Jugoslávia e crises subsequentes, de Sarajevo ao Kosovo, tivessem acontecido em época de vacas magras, a Europa estaria hoje em guerra.

Vejo cada vez menos notícias e ainda não me tinha dedicado a pensar mais do que uns segundos sobre o que se está a passar em França, até ler este post do Rui Tavares, concordando com o que lá se diz. Lá veio a urticária. Sobretudo porque andei a ler recentemente este livro.

A propósito de ciganos ou como a polícia e os media gostam de dizer "indivíduos de etnia cigana", vale a pena espreitar o que o realizador (Pedro Ferreira) já disponibilizou do documentário "É Proibido Estacionar No Mundo". É precisamente um documentário sobre ciganos, independente, com uma presença, um nível de acesso e uma consistência de olhar muitos furos acima deste outro de que falei aqui.

O documentário está incompleto, porque o Pedro tem ainda esperança de o conseguir vender a uma televisão. Embora eu desconfie que não há televisão para isto por cá. Fica aqui a primeira parte: