Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Desire / Despair

Chegou-me ontem às mãos a retrospectiva das obras de Jack Pierson entre 1985 e 2005 em forma de livro, sob o título "Desire / Despair", nome de uma das suas obras.

Jack Pierson é um artista que trabalha múltiplos materiais: em primeiro lugar a fotografia, mas também colagens, instalações, desenhos e esculturas de palavras, como a que dá nome ao livro e está aqui ao lado em forma de fotografia. Nasceu em 1960 em Plymouth, Massachusetts, a mesma terra onde os peregrinos do Mayflower fundaram a primeira colónia americana anglo-saxónica em 1620, fugidos da velha Europa em busca de "liberdade religiosa".

Com estratégias diferentes e plasticamente mais diversificadas do que as de Larry Clark, Jack Pierson ronda por vezes os mesmos temas, não se detendo tanto contudo na obsessão pela adolescência que permeia as obras de Clark.

Tudo isto, não sei porquê, lembra-me o caso Castro / Seabra: a relação entre desejo e desespero, a sede da fama, a tentativa de usar uma visão aberrante de moral sexual como justificação para o crime, a insidiosa presença da religião como se servisse de razão seja para o que for. Nisto tudo, vale a pena pedir paz para os mortos e julgamento para os culpados, mais nada.

Não deixo de me arrepiar com as ondas de choque e o que revelam sobre a sociedade portuguesa. E não deixo de continuar à espera que a poderosa máquina do desejo e do desespero, que nos move muitas vezes como indivíduos e que os media amplificam para além do razoável, faça as suas próximas vítimas.