Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Wall.E

Intervalo nas férias só para dizer que o Wall.E reboota com o mesmo som de um mac. Que vê vídeos num iPod clássico. Que o piloto automático tem o olho vermelho do Hal 9000. Que o comandante se levanta ao som de Also Sprach Zaratustra, de Strauss. E isto foi só assim de repente...

A mensagem é politicamente correcta, simplificada e optimista no pessimismo, ao contrário de digamos... o Batman, que é perturbante, violento e eventualmente "fascizante" (que saudades desta palavra da cartilha do PCP). Nem sei bem se há optimismo possível.

Hollywood como grande indústria do entretenimento vai buscar os lados mais luminosos e os lados mais obscuros, os mais infantis e os mais adultos, bebe de toda a máquina da cultura pop com uma voracidade impressionante.

Desse processo nascem enlatados em série, mas também nascem frutos de amor e visão pelo que pode ser um determinado tipo de cinema. No caso da Pixar, com maior ou menor qualidade (é difícil ser sempre brilhante), mas de um modeo geral acima da média, saiu mais uma pérola.

 

E não percam os vídeos.