Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Eixample

O Eixample, na cidade de Barcelona, é o paradigma de um projecto urbanístico numa grande cidade e da sua evolução ao longo dos anos. Foi inicialmente projectado de forma quase utópica, com ruas largas, grandes espaços ajardinados, uma grande preocupação de qualidade de vida (isto na década de 50 do séc. XIX, note-se) por Cerdà, como forma de libertar Barcelona das suas antigas muralhas, rodeando a cidade velha, ligando-a ao que eram à época, municípios independentes, Sants, Sarriá, Gràcia, Sant Andreu ou Sant Martí.

A burguesia catalã achou que devia haver mais área edificada, o governo central de Madrid impôs o projecto original e o próprio Cerdà tentou conciliar as duas visões. Os jardins não resistiram à pressão urbanística, os quarteirões foram fechados, os edifícios cresceram para além da altura inicialmente projectada e só já no século XX, com a construção da aldeia olímpica, foi possível deslocar algumas indústrias antigas e fazer chegar a visão do Eixample ao mar.

Hoje o Eixample é das coisas que faz Barcelona uma cidade realmente interessante, um catálogo de arquitectura do séc. XX, dinamizado por um sem número de restaurantes, bares, lojas, escritórios e, é claro, ainda habitação. Abaixo, um mapa do projecto original de Cerdà e um outro, mostrando o que estava já edificado em 1920.