Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Post nova-iorquino.

Nova Iorque é tudo o que o cinema e a televisão nos preparou para ser e Times Square a epítome desse mito. Sempre que penso nas palavras New York, apetece-me desatar a cantar como os marinheiros do "On The Town":

 

New York, New York, it's a wonderful town!
The Bronx is up and the Battery's down
The people ride in a hole in the ground,
New York, New York, it's a wonderful town!

 

Mas eu não sou o Frank Sinatra ou o Gene Kelly e só lá estive uma vez. Escrevi um livro que se passa em parte numa certa Nova Iorque íntima e imaginada, mas pouco mais.

Vem isto a propósito do que aconteceu no passado domingo. A Broadway cruza a Sétima Avenida entre as ruas 44 e 46 e a essas duas cunhas de passeio, chamam os americanos Times Square. No domingo passado, o Mayor Bloomberg fechou o trânsito na Broadway entre as ruas 42 e 47, criando numa cidade pejada de trânsito, um espaço dedicado a peões e bicicletas. E assim vai permanecer. E assim vai ficar.

Lisboa vai seguindo e deve fazê-lo cada vez mais esta tendência de devolução dos espaços públicos aos peões. É só mais um bom exemplo.

Quase como nota de rodapé, vale a pena visitar este site, que é uma delícia para quem gosta de mapas, fazendo um mashup histórico de mapas de cidades que podem ser sobrepostos em camadas transparentes. Nova Iorque, como seria de esperar, é das cidades com mais mapas. Não consta nenhuma portuguesa.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.