Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Mais notícias da Frente.

Mais coisas sobre aquilo a que chamei as Guerras da Distribuição Digital e que já mencionei em mais um post. O tema hoje... televisão.

Estreou no dia 26 de Maio nos EUA, uma série de nome "Mental" que estreia hoje no FOX, em Portugal. Sobre a série não formei ainda opinião, parece-me um derivado de "House" sem o actor brilhante: médico diferente abala o establishment, desta vez num hospital psiquiátrico, o que pode dar mais animação ao formato.

Interessante e absolutamente novo que o tempo decorrido entre a estreia a americana e a estreia portuguesa seja inferior a uma semana. Mais interessante ainda é que a dita série teve ante-estreia exclusiva no Videoclube MEO mas também na Internet, online, exclusivo para clientes MEO.

Mais estranho é não me parecer que tenha havido muita comunicação desta inovação de que sei apenas por inside information. Aperentemente o trailer da série já foi visto mais de 30 mil vezes em Portugal, sobre o episódio 1 não tenho dados, mas gostava de perceber que sucesso teve em cada plataforma. Até porque estamos a falar de um canal de cabo, em que as audiências médias não andam geralmente muito longe do que acontece nos conteúdos de maior sucesso na Internet e o target se sobrepõe claramente.

No caso que conheço melhor, o "T2 para 3 Remodelado", a questão é um pouco mais complexa. A série passa na televisão generalista pública, na RTP 1, um canal fadado para públicos mais velhos do que aquele que a série pede. Mais ainda, passa ao domingo de manhã e de forma cada vez mais irregular. Mesmo assim, o share que tem conseguido não está muito longe de coisas como "Os Contemporâneos", humor claramente dirigido a jovens e que passa nos mesmos dias à noite.

Seja como for, a presença em televisão parece ter tirado gás à presença online, com números abaixo da temporada anterior. Seja como for, o número total de espectadores está ao nível da primeira temporada e além da televisão, SAPO, MEO e TMN, a série está também na RTP Mobile e no site da RTP. Há muitas maneiras de chegar lá. Falta é uma análise mais fina na compreensão da relação entre Internet, Televisão, programação, horários, circulação de audiências, coisas que podem ajudar a decidir o futuro deste tipo de iniciativa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.