Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Box-office e outros mistérios.

O filme "Mistérios de Lisboa" de Raul Ruiz, para além do sucesso internacional, está a correr bem também por salas portuguesas. São quatro hora e vinte sete minutos de filme, estreado em apenas sete salas, necessariamente com um número mais reduzido de sessões por sala.

Olhando, contudo, o ranking do box-office nacional fornecido pelo ICA e fazendo algumas contas, chega-se a conclusões interessantes. "Mistérios de Lisboa" tem uma receita bruta por sessão de 193 euros no último fim-de-semana, enquanto "Gru, o Maldisposto", que é o mais visto, tem 287 euros por sessão. Note-se que os bilhetes para a maior parte das sessões deste último são mais caros, 3D oblige. Note-se ainda que o segundo filme mais visto, de nome "É a Vida" gera apenas 180 euros brutos por sessão.

Mostrar cinema em Portugal não é um grande negócio, mostrar filmes de quatro horas e meia é um risco brutal, mas quando a qualidade da obra é inegável, surgem algumas surpresas interessantes. Vale sempre a pena repetir o trailer: