Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Em defesa do aborrecimento.

 

Sou um adepto da contemplação, não no sentido espiritual ou místico do termo, mas no mais prático possível. Quando estive em Londres no Verão, os melhores momentos foram aqueles em que me limitei a sentar e olhar, observar, ver passar, momentos que para muitos seriam descritos como aborrecimento. Espero repetir a dose em breve.

Ando aliás a ler um livro bastante interessante que tem como premissa de base essa defesa do boring como terreno de onde nasce a acção. Não é novidade, mas é interessante na mesma. Até onde é levada essa premissa não sei, digo alguma coisa quando chegar ao fim, mas a violência como contraponto do aborrecimento não augura nada de bom, até agora. Chama-se "The Canal" e é de um estreante de nome Lee Rourke. Esta crítica dá uma ideia do que é.

A isto some-se um artigo que descobri no New York Times sobre a relação cada vez mais difícil entre Ensino e Tecnologia. Eu sei que defendi como Ideia Perigosa, transformar as escolas em media, mas lá está, acho uma ideia perigosa, nada simples, totalmente sujeita a debate. Do tal artigo do New York Times, destaco, por isso três parágrafos:

"Downtime is to the brain what sleep is to the body," said Dr. Rich of Harvard Medical School. "But kids are in a constant mode of stimulation."

"The headline is: bring back boredom," added Dr. Rich, who last month gave a speech to the American Academy of Pediatrics entitled, "Finding Huck Finn: Reclaiming Childhood from the River of Electronic Screens."

Dr. Rich said in an interview that he was not suggesting young people should toss out their devices, but rather that they embrace a more balanced approach to what he said were powerful tools necessary to compete and succeed in modern life.

Ah, Huck Finn... Ah, poder só estar sentado na relva, deitado na relva a deixar passar o tempo. Como diz o Ferreira Gullar, "a miúda algazarra da relva". Já agora, a fotografia acima é de Nicholas Hughes.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.