Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

O mundo já não é o que era...

Em tempos, tirar fotografias era um processo que envolvia física e química, apenas e só. Ainda no século XIX, começaram a surgir as primeiras máquinas que mecanizavam a física e a química necessária para impressionar uma superfície com a imagem, sucedendo-lhe um processo de revelação. A tecnologia foi melhorando, a electricidade e a electrónica foram fazendo crescentemente parte do processo ao longo do século XX, mas as palavras mantinham-se as mesmas: "impressionar", "revelar". Aquilo a que algures já chamei "artesanato alquímico".

No final do século XX, o digital veio mudar tudo. Percorrer os vencedores de Prémios Pulitzer (Aqui ao lado um exemplo de Craig F. Walker, Denver Post - 2009) em fotografia na última década do século é assistir ao desaparecimento da película, da matéria, na produção fotográfica. Tudo se desmaterializou. Tudo agora é luz transformada em electricidade transformada em luz.

Há um certo encanto nesta desmaterialização, como se houvesse alguma pureza na imaterialidade da imagem, neste desfazer da matéria da representação do mundo, que separa definitivamente a fotografia e o vídeo da pintura ou da escultura, como disciplinas da representação. É claro que algo que nem chega a ser matéria se tornou muito mais manipulável, propenso a ser falsificado. Todo um novo domínio de ficção.

A isto tudo some-se a nossa nostalgia pelos formatos desaparecidos, as centenas ou milhares de modelos de câmaras que foram fabricadas ao longo da história da fotografia, cada uma com as suas características especiais, os seus tiques, imagens mais ou menos definidas e contrastadas, com cores mais ou menos saturadas, com tendência para fazer descambar as cores para um ponto do espectro, etc. etc.. Neste contexto surgiu um sem fim de aplicações para iPhone. O exemplo que conheço melhor é o da Hipstamatic.

Chegou o momento do próximo passo. Um aplicação que nos permite filmar vídeo... e simular um velho filme de 8mm. Exemplos abaixo. What next, big sky?