Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Quem são as três bruxas?

Thomas Wartet, personagem central de "Em Silêncio, Amor", escreve, em determinado momento, uma história a que chama "As Três Bruxas de Truro".

Se a ideia das três bruxas me chegou, antes de mais, pela sua presença no início do Macbeth de Shakespeare, não tinham, nessa altura, mais do que uma forma vaga e as vozes premonitórias que, na peça, saudam o futuro rei da Escócia e prevêem desde logo a sua queda.

Algum trabalho em torno do tema revelou-me os nomes ideais para as três bruxas, importados directamente da mitologia nórdica, perfeitos para aquilo que pretendia:

Verdandi - O seu nome é literalmente o presente do verbo "ser", aquilo que é, que está a acontecer ou a ser, no sentido da transformação. Representa, nesse sentido, o Presente. É uma das "norns", juntamente com Urd e Skuld, guardiã de Yggdrasil, a grande árvore que atravessa toda a cosmogonia nórdica. É tipicamente representada como bonita e cheia de vida.

Urd - Representa o passado, no sentido da causalidade, isto é, tudo o que aconteceu já, tudo o que passou e deu origem ao presente, a sua irmã Verdandi. É a fonte de Urd que alimenta as raízes de Yggdrasil. Representa-se sempre como muito idosa e olhando para trás dos ombros.

Skuld - É o futuro, aquilo que é inevitável consequência do que passou, aquilo que nos espera, em consequência do que aconteceu. É criada pelas causas situadas no passado e pelo que decidimos e fizemos no presente.

Não me interessa particularmente a complexa mitologia nórdica de que fazem parte as três "norns", estas deusas do destino tecendo o futuro dos homens. Achei, contudo, que representavam perfeitamente uma certa noção de tempo que apresenta alegoricamente a responsabilização do homem pelas suas acções, algo entre o karma oriental e os próprios conceitos em que se funda a tragédia grega.

O pobre Tom, ao escrever, talvez esteja a tentar desembaraçar os novelos do seu próprio tempo pessoal, da história da sua vida, mas o mais provável é que "As Três Bruxas de Truro" não passe de mais um rascunho nesse processo.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.