Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Para que serve a universidade?

Este ano vou dar mais umas (pouquíssimas) aulas sobre um tema que à maior parte parecerá marginal mas a mim me interessa, com o nome esotérico de Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia. Daí que me tenha interessado particularmente o artigo do Gustavo Cardoso com o mesmo título deste post. Vão ler todo. Mas deixo uma citação.

Se buscamos uma mudança política e económica, então as artes, a comunicação e o jornalismo podem ser a chave dessa mudança. Artistas, jornalistas e todos os que utilizam a comunicação podem inspirar mudanças culturais, rejeitando o que de negativo existe na política e economia e promovendo uma sociedade mais justa, mais humana e menos desigual.

Daí que o papel daqueles que hoje estudam as artes, a comunicação ou o jornalismo passe também por olhar, com particular atenção, para a comunicação que nos rodeia e pensar de forma crítica sobre a mesma, nos seus efeitos, nas suas influências, nas agendas promovidas e se essas agendas são as que melhor servem os nossos propósitos e metas.

Como começar então essa mudança? As aulas (e não a instituição difusa Universidade) são o ponto fulcral da mudança e a forma como as pensarmos e delas fizermos uso ditarão muito do mundo que iremos construir e como poderemos colocar em causa o que de errado existe nas diferentes instituições da sociedade portuguesa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.