Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Surma - Maasai

Débora Umbelino tem 21 anos e é de Leiria, mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Surma é o seu projecto em formato one-woman band, no qual domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o pós-rock, da electrónica para o noise, e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem.

 

Os últimos quatro anos de Débora foram passados entre módulos de voz e contrabaixo no Hot Clube de Portugal e o início de um curso de pós-produção audiovisual. Já os últimos quatro meses foram passados na estrada, em mais de trinta concertos a solo, entre Portugal e Espanha, com um curto interregno para gravar este primeiro tema, “Maasai” — com produção de Emanuel Botelho (ex-Sensible Soccers) e mistura e masterização de Paulo Mouta Pereira (produtor dos Les Crazy Coconuts e músico de David Fonseca).

 

O vídeo que aqui mostramos, concebido e filmado por Eduardo Brito (realizador de “Shoes for Man With No Feet”, dos First Breath After Coma), conduz-nos numa viagem de procura e desencontro na cidade fantasma de Doel.

 

Surma é um dos mais recentes nomes da Omnichord Records, e o seu primeiro disco sairá no próximo Inverno.