Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

luís soares

Blog do escritor Luís Soares

Um livro pela capa.

disse aqui mais do que uma vez que gosto de livros e das suas capas e já aconteceu mais do que uma vez, a capa ser fator determinante (não único) na compra. Não me tenho dado mal com isso. No mercado anglófono, já comprei uma e não outra edição, este e não aquele, pelas diferenças na capa. Geralmente esta varia entre o hardcover e o paperback, entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

Em Portugal, a questão é mais dramática e deprime-me profundamente que livros de que gosto realmente como 'A Visita do Brutamontes' da Jennifer Egan tenham capas confusas, feias, difíceis de compreender. Claro que nem tudo é mau. A Tinta-da-China tem marcado a diferença com um estilo muito próprio, embora tema que em breve possa começar a provocar-me os primeiros sinais de cansaço.

Este post, contudo, serve para elogiar as magníficas capas dos novos livros do João Tordo ('O luto de Elias Gro') e do Jorge Reis-Sá ('A Definição do Amor'). Quer uma, quer outra, sem espalhafato, sem muita cor e Photoshop, assentes numa boa fotografia e um uso cuidado da tipografia, atraem-me realmente. Quanto aos livros, reservo comentário para quando ler e se o chegar a fazer que a lista, como sempre, vai longa.

2 comentários

Comentar post